Brasil

Brasil é um dos países com maior número de fraudes em compras online; saiba como se proteger

Publicada em 13/02/20 às 22:59h - 9 visualizações

por DahoraRadio - Música & Notícia


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O volume de compras online tem crescido no Brasil nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, as vendas no comércio eletrônico aumentaram quase 70% entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, segundo o índice MCC-ENET, criado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mas, à medida que crescem as vendas por aplicativos e sites de internet, crescem também as fraudes.

Levantamento realizado pela operadora de cartões de crédito Visa traz o Brasil em segundo lugar no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina.

A principal dica para se proteger desse tipo de crime é só comprar em lojas confiáveis.

Cheque sempre se você está navegando no site oficial da loja - e a maneira mais fácil de garantir isso é digitando o endereço no navegador ou usando o aplicativo oficial. Evite clicar em links que te direcionam para as páginas.

Também não é recomendado deixar os dados do seu cartão salvos nas plataformas de compras. Isso pode facilitar compras futuras, mas aumenta também as chances de que esses dados sejam roubados.

Uma dica é usar a versão virtual do seu cartão, que a maioria dos bancos e fintechs oferecem de graça aos clientes. O número, a data de validade e código de segurança são diferentes do cartão físico.

Cada instituição opera o cartão virtual de um jeito mas, normalmente, há alterações periódicas no número ou no código verificador, que expiram após o uso ou um certo período, por exemplo, diminuindo as chances de fraude.

No Brasil, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento de compras feitas indevidamente com seus documentos.

De acordo com o Código do Consumidor, se a operadora do cartão de crédito clonado se recusar a suspender as compras fraudulentas, obrigado o cliente a pagar a cobrança, ele pode acionar a justiça e reaver todos os valores pagos indevidamente, em dobro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (74)9 9973-2089

Visitas: 9549
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2020 - DahoraRadio - Música & Notícia - Música e Notícia o Tempo Todo